27 de dezembro de 2010

Diana Laufenberg: Como Aprender? Através do erro.

    Nesta palestra, Diana Laufenberg afirma que antigamente se ia à escola por ser o lugar onde a informação estava disponível e os professores eram o veículo privilegiado de transmissão dos conteúdos. Contudo, com o advento da internet, a quantidade de informação disponível  e o acesso a esta tornou-se mais rápido e acessível para todos e a partir de qualquer lugar. A internet constitui uma importante ferramenta educativa na actualidade, pelo que deveremos alterar o paradigma vigente no sistema educativo.
    Esta professora utiliza na sua actividade docente uma metodologia de trabalho de projecto, a qual permite aos alunos exercitarem a criatividade, a auto-aprendizagem ... e permite-lhes a tentativa e erro «porque aprender tem de incluir uma quantidade de fracasso, pois o fracasso é instrutivo». Considera ainda que o sistema educativo deverá valorizar a aprendizagem através da experimentação (aprender fazendo), dar voz aos estudantes (fazendo sobressair as suas qualidades) e abraçar o fracasso (permitindo que, através de tentativa e erro, se aprenda a melhorar as competências e saberes).

26 de dezembro de 2010

Google Body Browser

Eis mais uma aplicação da Google para que possamos conhecer melhor o nosso corpo, explorando os seus elementos constitutivos.

13 de dezembro de 2010

BOM NATAL!

Ofereço-lhe um cartão electrónico (e-card) de Natal, disponível no endereço http://www.jacquielawson.com/preview.asp?cont=1&hdn=0&pv=3175361&path=83563 

Veja mais cartões animados, para todas as ocasiões em http://www.jacquielawson.com

Aproveitando o espírito natalício, adopte um animal. Consulte e divulgue o site http://www.animalife.pt

11 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DO NATAL EM VERSÃO DIGITAL


Eis a versão TIC actualizada dos maiores acontecimentos natalícios... 

Um manual para a criação e publicação no Blogger


Open publication - Free publishing - More blogue

O presente trabalho insere-se no âmbito da área de Cultura, Língua e Comunicação dos cursos EFA-NS, constituindo um manual de apoio para que os meus formandos saibam o essencial sobre a criação, publicação e gestão de um blogue no domínio Blogger.
A construção de um blogue e a sua actualização nas sessões de formação tem como principal objectivo a aplicação e publicitação de conteúdos do plano de formação, bem como da actividade integradora das turmas/cursos.

3 de dezembro de 2010

Pink Floyd, Another Brick In The Wall


Um clássico, uma geração, um grito de revolta.
Mas afinal como estamos agora no domínio da educação?
Repetimos os mesmos erros? Mantemos a mesma "fábrica"? Utilizamos as mesmas metodologias?
Os actores são os mesmos? Ou a situação inverteu-se e é o professor que é esmagado pelos mais diversos sectores da sociedade? Não culpamos os professores e tendemos a encará-los segundo este modelo caricaturado?
Contudo, a ideia de "escola a tempo inteiro" não parece ser, para muitos, uma ideia assustadora ou totalitária... Queremos as crianças e os jovens entretidos e controlados no espaço escolar!...
Que escola queremos? Que cidadãos pretendemos? Que tipo de sociedade visamos?
Em toda esta situação... quem é o lobo e quem é o cordeiro?