5 de novembro de 2010

A Vida Republicana

  

     A empresa A Vida Portuguesa tem uma nova loja, temporária, que complementa a exposição “Viva a República”, patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, a mais significativa das exposições incluída nas Comemorações Oficiais do Centenário da República.   A segunda loja temporária serve de complemento à exposição "Viajar - Viajantes e Turistas à Descoberta de Portugal no Tempo da Primeira República" e situa-se no Terreiro do Paço.
    A colecção “A Vida Republicana” reúne produtos portugueses da época, apresenta reedições de produtos republicanos especialmente concebidos para a ocasião e inclui ainda uma livraria temática. Segundo Catarina Portas, proprietária das lojas A Vida Portuguesa, A reedição de produtos de época ou a produção de objectos de consumo inspirados por este tema pode ser também uma forma de sensibilizar, recordar e dar a conhecer a história de um país. E, dadas as características do tema “República”, gostaria de acreditar que estes objectos poderão ser capazes de contribuir para incitar à reflexão e alimentar um sentimento de cidadania, indispensável a uma democracia plena e participada.
    Investiguei os arquivos de várias fábricas e empresas com as quais trabalho regularmente como a Ach Brito (reeditaremos fielmente o sabonete República de 1910), a Bordalo Pinheiro (que recuperou o molde original do cinzeiro “Viva a República” para a sua reedição) ou a CRERE – Museu do estuque (que guarda o espólio dos estuques da Oficina Baganha onde se incluía um busto da figura da República, agora à venda em dois tamanhos). Também há uma placa publicitária em metal, reproduzindo um delicioso anúncio de época, e até, um “Bigode Republicano”, especialmente dirigido ao público infantil. A imagem da loja, tal como a criação de alguns produtos inspirados pela iconografia republicana uma colecção de 3 canecas, por exemplo) foram desenvolvidos em colaboração com o reconhecido designer gráfico Ricardo Mealha.”


Sem comentários: